Onboarding de cliente para o BPO Financeiro
A chegada de novos clientes para serviços de BPO Financeiro é sempre marcada por desafios. Chamado onboarding, é o momento de conhecer a rotina do cliente e apresentar a sua.
Nesse momento, inicia a relação entre empresário e profissional, e a primeira impressão deve ser bastante assertiva. Afinal de contas, é necessária uma relação de confiança, ainda mais quando se trata de BPO Financeiro. Nada pode dar errado, sob pena da relação já ficar estremecida ou, em casos mais extremos,sequer ir em frente.
Por isso, nesse artigo que preparamos especialmente para você, falamos sobre como deve ser o onboarding de cliente para o BPO financeiro. Confira!
O contrato foi assinado, e agora?
Você seguiu todas as dicas de captação de novos clientes, mostrou seu diferencial e uma nova empresa acaba de assinar contrato de BPO financeiro com você. Na euforia, comemora o crescimento do seu trabalho, mas no fundo se pergunta: e agora?
Na verdade, assim como você deve estar animado com o novo cliente, é provável que ele também esteja interessado em receber tudo aquilo que você ofereceu. Então, você o conecta com sua rotina de trabalho e fica apreensivo se realmente ele será tratado como deveria.
Essa insegurança, quando leve, é normal. Afinal de contas, queremos sempre entregar a melhor solução para os nossos clientes. Mas se ela é exagerada — talvez já fruto de erros no passado — redobrar a atenção e os cuidados é essencial.
O importante é que esse início de onboarding de cliente para o BPO financeiro ocorra da forma mais natural possível e tanto seus colaboradores — caso vocês os tenha — quanto o novo cliente tenham total segurança com o trabalho. E como já falamos acima, esse momento inicial é de fundamental importância para que sejam criados laços de confiança.
Crie um processo de onboarding de cliente para o BPO Financeiro
Uma das formas mais eficazes de se evitar essa insegurança inicial é criando um planejamento de onboarding de cliente para o BPO financeiro. Isso permite que seja criada uma rotina de atendimentos, que evita erros. O ideal é ir aperfeiçoando com o passar do tempo, para garantir o máximo de eficiência.
Entre os motivos para sua criação estão:
Permite o cliente te conhecer melhor
O cliente sabe exatamente o que você fará por ele? Por isso, é necessário que eles entendam aquilo que você faz e lhe repassem todas as informações para que os dados possam ser processados.
No processo de onboarding, você poderá já orientar seus novos clientes sobre quais informações ele precisa te mandar, com qual frequência e em que formato. Ao estabelecer um processo, tudo fica mais claro tanto para seu cliente quanto para você.
Planejamento causa boa impressão
Ao mostrar para o cliente que você é organizado e que possui um planejamento de onboarding, causa uma boa impressão. Novamente, vamos lembrar da importância desse primeiro contato para se estabelecer uma melhor relação de confiança.
O cliente verá que você age profissionalmente, que possui um planejamento para atendimento, e se sentirá mais seguro em manter um contrato contigo. Ao mesmo tempo, isso reterá mais clientes e poderá inclusive resultar na entrada de novos, bom base no marketing boca a boca que passa a existir em torno do seu negócio.
Melhora a experiência
Ao ter uma percepção de alto valor agregado com o serviço que você oferece em BPO financeiro, seu cliente sente que está vivendo uma experiência positiva em relação ao seu escritório. Além disso, na grande maioria dos casos, seus novos clientes são empresários que estão iniciando suas atividades — e naturalmente já é um momento de várias dúvidas para eles.
A partir do momento que você transmite segurança e se coloca como um profissional parceiro, você melhora a experiência com o novo cliente. Dessa forma, é possível afirmar que um onboarding de cliente para o BPO financeiro também tem essa função de transmitir segurança a quem você atende.
Menos custos
Quanto melhor for o atendimento, com as informações chegando da forma certa e no momento certo, mais rapidamente será possível resolver as questões pendentes do seus clientes. Ou seja quanto melhor for o atendimento, menor é o custo envolvido.
Isso também evita retrabalho, cobrança por dados, e orientação ao cliente sobre o quê e como ele deve enviar as informações. Com um onboarding bem feito, tudo isso vira passado e permite um melhor desenvolvimento das atividades.
Implemente na sua empresa
Como você viu, o onboarding financeiro é mais que capricho, é uma necessidade para todo profissional que atua com BPO Financeiro. Além disso, listamos uma série de outras vantagens em estabelecer um processo sólido de atendimento.
E caso queira saber mais sobre BPO financeiro, em nosso site você encontra cursos e mentorias sobre o tema, que permitirão que você possa oferecer esse diferencial estratégico. Por isso, entre em contato agora mesmo e veja como você pode transformar sua atuação profissional!