Comunicação eficiente no BPO financeiro
Obter clientes é o primeiro passo para gerir um negócio de sucesso. Mas manter seus clientes satisfeitos é uma prioridade ao construir uma empresa escalável. E nesse sentido, uma comunicação eficiente pode fazer toda a diferença para eles permanecerem com seus serviços.
A comunicação eficaz com o cliente é fundamental para resolver os problemas rapidamente. E dentro da terceirização dos serviços financeiros, ela é ainda mais importante. Afinal de contas, o cliente quer ter a certeza que tudo vem sendo feito da forma correta com seu dinheiro.
E para explicar sobre comunicação eficiente no BPO Financeiro, preparamos o artigo a seguir. Vamos conferir?
Escute seu Cliente
Os clientes procuram o atendimento por um motivo. Geralmente porque há um problema com sua empresa e, nesse momento é necessário que sua equipe de atendimento ouça o que o cliente tem a dizer, com atenção, antes de tentar resolver o problema.
Permitir que o cliente expresse sua frustração e necessidade é um componente chave no processo do atendimento de forma eficiente.
Ouvir não só dá a sua equipe insights tudo sobre as necessidades do cliente, mas também permite que o cliente saiba que é ouvido e valorizado. Isso é importante para estabelecer confiança e credibilidade ao longo do processo de terceirização dos serviços por meio do BPO Financeiro.
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Considere a comunicação não verbal
Além das palavras, várias coisas afetam a comunicação pessoal. Tudo, desde a forma como transmite a informação e o tom de voz influenciam a compreensão. Portanto, dar uma olhada nas dicas não-verbais ajuda a refinar sua capacidade de alcançar as pessoas.
Por exemplo, a velocidade com que fala e o volume de sua voz, bem como o nível de contato visual e o número de gestos com as mãos são preocupações importantes ao falar em público.
Melhore a primeira experiência do cliente
Se eu lhe perguntar quando foi a primeira vez que você realmente teve uma ótima experiência como cliente, provavelmente não demoraria muito para contar a história de como a impressão duradoura da experiência o deixou feliz e satisfeito.
O contrário também é verdadeiro: se a primeira experiência o deixar com raiva, chateado, irritado, frustrado, isso pode arriscar gravemente o seu negócio.
Assim, podemos dizer que a primeira experiência positiva não só resulta em deixar seus clientes satisfeitos, como também acelera a sua receita, seja retendo esse cliente, seja ele indicando seus serviços a outras empresas.
Aqui estão algumas dicas para aprimorar as habilidades de comunicação para construir uma experiência forte com o cliente:
Reduza o tempo de espera
O longo tempo de espera é um dos principais motivos pelos quais os clientes podem deixar sua empresa. Como forma de evitar isso, você pode automatizar o suporte ao cliente com chatbots para envolver seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Evite conversas com script
O uso excessivo de respostas prontas pode levar a uma experiência ruim de atendimento ao cliente. Portanto, você precisa de equilíbrio para tornar as conversas significativas e impactantes.
Suporte em tempo real
Você pode implementar o chat ao vivo ou usar o WhatsApp para fornecer suporte em tempo real aos seus clientes, dependendo de seus requisitos de negócios.
Aprenda o máximo possível sobre seu cliente
Quanto mais informações sua equipe tiver antes de tentar ajudar o cliente, melhor. Armazene todos os dados que você tiver sobre o cliente, como credenciais da conta, consultas de suporte anteriores e qualquer coisa descoberta durante o processo de vendas.
Disponibilize todas essas informações para que qualquer pessoa que interaja com os clientes possa vê-las — quanto menos informações sua equipe tiver para perguntar aos clientes, melhor.
Quando você trata os clientes como seres humanos que eles são, você os fideliza e faz com que compartilhem as experiências positivas com outras pessoas. E isso pode permitir que você passe a contar com novos clientes a partir das referências dadas por um cliente bem atendido.
Adote essa prática hoje mesmo
Como você viu, uma comunicação eficiente no BPO Financeiro é de fundamental importância para o sucesso do seu negócio. Como mencionado, você estará lidando com um aspecto crítico de qualquer negócio, que são as finanças do seu cliente, e é natural que ele tenha dúvidas e queira tirá-las com você.
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Espero que tenha gostado do artigo sobre comunicação eficiente em BPO Financeiro. Para mais dicas e informações, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube.
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