Contabilidade 4.0: entenda o que é e como funciona

Contabilidade 4.0: entenda o que é e como funciona

A tecnologia e a inovação vem transformando o mundo em que vivemos. E nesse sentido, a contabilidade 4.0 é uma realidade que vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente diante de um mercado competitivo.

Comumente conhecida como a quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 refere-se à transformação digital na manufatura e em outras indústrias, como distribuição, transporte, petróleo e gás e serviços públicos. E atrelada a essa mudança na indústria, também está a contabilidade, que precisou se reinventar para acompanhar toda a inovação industrial e comercial.

Quer saber mais sobre o que é essa tão falada contabilidade 4.0, e como ela funciona? Então confira o artigo a seguir!

 O que é a contabilidade 4.0?

A indústria 4.0 pode ser caracterizada pela ponte entre o físico e o digital em sistemas “ciberfísicos”. Ela inclui a transferência parcial da tomada de decisão autônoma para sistemas e máquinas ciberfísicas.

Com a indústria 4.0, as tendências de tecnologia inovadoras, como big data, inteligência artificial (IA) e a Internet das coisas (IoT), se unem. Isso pode levar à criação de “fábricas inteligentes” que usam dados de operações conectadas e sistemas de produção para aprender e se adaptar a novas demandas.

E para conseguir acompanhar essa inovação, a contabilidade também precisou se adaptar às mudanças e inserir processos tecnológicos às suas operações. É aí que surge o termo contabilidade 4.0, onde burocráticos processos feitos em planilhas e usando muito papel, foram substituídos por sistemas digitais, no qual se sobressai a chamada contabilidade digital.

E qual sua importância?

Como fica claro, a contabilidade 4.0 não é um capricho, mas uma necessidade. Com as indústrias e comércios usando cada vez mais a tecnologia em seus processos, é impossível seguir com um modelo tradicional de contabilidade, baseado em documentos físicos.

Nesse sentido, um dos principais diferenciais da contabilidade 4.0 é a digitalização dos processos, o uso do armazenamento em nuvem, a certificação digital para assinatura de documentos, e a inteligência artificial para a análise de dados. 

Em contrapartida, a figura do contador passa a ser denominado de consultor contábil, já que passa a ocupar uma função mais estratégica de análise dos dados e relatórios, entregando aos clientes uma visão mais completa da empresa. Ou seja, agora o contador não é responsável apenas em fazer a escrituração fiscal da empresa, mas passa a atuar de forma estratégica na tomada de decisões.

Como funciona a contabilidade 4.0?

Nesse novo modelo de contabilidade, as ferramentas tecnológicas passam a integrar o dia a dia do negócio. Empresas e escritórios passam a se comunicar em tempo real, por meio de aplicativos que podem ser acessados 24 horas por dia, sete dias por semana.

Isso permite ao gestor acompanhar em tempo real os mais variados detalhes da sua empresa, acessando relatórios mais ricos e permitindo que possa determinar o momento certo de um investimento, ou quando é necessária cautela.

Além disso, com o uso de recursos digitais, passam a ser substituídas algumas funções que antes eram totalmente manuais. Isso reduz o uso do papel, dá mais agilidade ao processo e permite que o contador consiga atuar de forma mais estratégica. Entre elas, estão:

  • Recebimento automático de documentos fiscais
  • Apuração de impostos e encargos
  • Realização da escrituração

Como se tornar um profissional do futuro?

Como em vários outros setores, cabe ao profissional se reinventar e aceitar o uso da tecnologia. Como mencionamos, essa é uma tendência que veio para ficar e não tem como ficar alheio a ela, pensando que é possível manter o modelo tradicional de contabilidade.

E o caminho para se tornar um contador 4.0 passa diretamente pelo uso da contabilidade digital. Felizmente, essa adequação não é tão difícil e a realização de um curso especializado na área lhe dará a base necessária para esse upgrade na carreira. 

Na Contador Herói há o curso de Contabilidade Digital, que permite aos profissionais conhecerem como é esse novo modelo, quais os programas, sistemas e aplicativos necessários, e como fazer a venda desse processo às empresas.

E com essa formação em contabilidade digital, é possível dar mais escala ao seu negócio, maximizar seu faturamento, e não ver sua concorrência ganhar seu espaço. Afinal de contas, é você que está se adequando a uma nova realidade.

Portanto, entre em contato agora mesmo com nossa equipe e conheça o curso de Contabilidade Digital. Assim você sai na frente e já se adequa a essa nova tendência chamada contabilidade 4.0.

Rolar para cima